Concentrar ou diversificar?

22 jun

Diversificar ou concentrar investimento? Grande polêmica. Diversas respostas. Há 2 correntes, a primeira que incentiva a concentração, e outra que diz que é arriscado “pôr os ovos na mesma cesta”. Antes de escolher qual a mais correta, saiba quem é você, e o que pretende ser. Como assim?Simples. Vou definir algumas faixas sociais para apontar alguns caminhos. Você irá notar que nenhuma das 2 correntes está errada, somente devem ser aplicadas nas diversas fases de nossa vida, ou seja, se temos pouco arriscamos mais, se temos muito a tendência é diminuir o risco.

Não esqueçam a seguinte equação: Risco maior, lucro maior. Risco menor, lucro menor.

Fase Social: Engatinhando

Se você possui pouco dinheiro para investimento, o importante é ter mente três coisas: contas a pagar, curto e longo prazo.

Planejamento financeiro é essencial. Planilhe todos os seus custos. Há diversas tabelas disponíveis na internet. Indico o da BM&FBovespa.

Nesse começo de escalada social aconselho sim a concentrar os investimentos, até por que com pouco dinheiro em cada negócio não trará rentabilidade de nenhum lado. Se precisará de dinheiro a curto prazo até 3 anos deixe na poupança. Acima disso, divida entre ações e previdência privada, mas muito mais dinheiro alocado em ações. Se possível procure um clube de investimento ou monte um, assim você ficará livre de impostos até fazer retiradas, além desse pouco dinheiro se transformar em algo considerável ao juntar forças com outros associados. Dica: Procure o clube que mais se encaixa ao seu perfil (Jovem, roqueiro, torcedores do mesmo time, família, etc) e saiba que não há taxa de administração!

E o planejamento? Para você saber para onde vai seu dinheiro, onde pode ser reduzido os custos e se é possível aumentar os investimentos. Dica: sem planejamento, sem sucesso.

Fase social: Crescimento

Se agora você possui dinheiro razoável e não sabe onde investir, pense: quanto é o dinheiro razoável para você? Você pode ter muito mais! Se você já está em um clube de investimento e o clube não atende totalmente as suas demandas, ou seja, tem ações que você gosta e o clube não adquire, aí chegou a hora de diversificar. Atue também como independente, mantenha o clube, mas faça solo. Outros investimentos como fundos multimercados e títulos públicos podem ser também outra forma de fazer valer o seu dinheiro, se você não gosta de operar na bolsa de valores. Dica: Sempre tenha em mente prazos, curto ou longo, porque se você diversificou e errou o prazo perdeu dinheiro.

Dicas para todos

Confira sempre em cada investimento taxas de administração se há redução de imposto ao decorrer do tempo de investimento e fique atento ao seu objetivo. Dica: cumpriu o objetivo, execute. Não deixe para depois, faça seu plano que havia em mente e ponha outro objetivo. Nunca adie e nem seja ganancioso, um dia você pagará por isso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: